segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sinais da Cantilação Hebraica e sua Codificação - Helmut Richter [Em Inglês]

Os sinais de cantilação (também conhecidas como "taamey haMiqra", "tëamim", "trope", "neginot", "acentos") são símbolos diacríticos anotação do texto da Bíblia Hebraica com a finalidade de entonação, semelhante ao neumas. Eles foram introduzidos pela Massoretas por volta do final do primeiro milênio da era comum. Eles podem servir a três propósitos diferentes:

  1. Eles dão instruções para a cantilação, que é o seu objetivo principal, ao menos, hoje, e algumas de suas características são plausíveis somente neste contexto. Não está claro se cantilação foi historicamente a finalidade primeira das marcas, ou se serviu apenas para descrever quais partes de uma frase pertencem logicamente em conjunto para facilitar a leitura. Este artigo não está preocupado com cantilação. Estas questões são explicadas em mais detalhes no verbete da Wikipedia em cantilação e sites relacionados partir daí.
  2. Eles descrevem a estrutura sintática do texto subjacente. Isso será explicado na próxima seção.
  3. Como quase todos eles são colocados em/ou abaixo da consoante da sílaba tônica, eles indicam a tensão da palavra. Veja as tabelas e suas legenda para detalhes de como explorar esse recurso.

Acesse o artigo através deste link: http://www.lrz.de/~hr/teamim/intro.html#purp

Um comentário:

  1. Não tenho palavras,em idioma algum - nem no próprio Hebraico - para descrever adequadamente a MARAVILHA que é poder ensinar o Hebraico a pessoas que,realmente,integram o que verdadeiramente entendo por elite intelectual espiritual e, pari passu a este trabalho magnífico, vou exercitando minha capacidade inter-relacional holística e universalista, lidando com diferentes tipos de convicções filosóficas e religiosas, tudo dentro de um mosaico de harmonia, bom entrosamento,respeito,amizade e muito, muito estudo. DEUS TODO-PODEROSO - Princípio,Meio e Fim de toda a Vida Eternamente Viva - abençoe a todos a quem venho ensinando o Hebraico,que não é simplesmente um idioma - é um verdadeiro HIEROKOSMO-IDIOMA,um Idioma Sagrado, Divino, Kósmico, de sentido e alcance multidimensional, disso não tenho um átomo,nem um átimo de dúvida. GRATA,HEBRAÍSTAS PRECIOSOS, PELA HONRA DE PODER TRANSMITIR-VOS ESTES CONHECIMENTOS!!!! GRATA, NAHUM HAHAMOVICI, PELO EXTENSO CURSO - OITO ANOS COMPLETOS - DE MEUS ESTUDOS EM HEBRAICO!!! contatos para trabalhos culturais em Hebraico synture@hotmail.com

    ResponderExcluir