quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Poesia Hebraica

Autor: DAVIES, T. Witton
Original em inglês: http://www.bible-researcher.com/hebrew-poetry.html

I. Existe Poesia no Antigo Testamento?

É impossível responder esta questão sem antes de tudo, definir o que realmente significa poesia. Apresento o seguinte como uma definição correta: "Poesia é uma composição verbal, imaginativa e concreta em matéria, emocional e rítmica na forma". Esta definição reconhece dois aspectos da poesia, o formal e o material. A substância da poesia deve ser concreta - é a filosofia que lida com o abstrato; e tem de ser mais ou menos um produto da imaginação criativa. É da essência da poesia que, como música, deve ser expressa em forma rítmica, mas não necessariamente métrica. Além disso, a linguagem tem de ser tal, que agite as emoções estéticas. Adotando este conceito de crítica da poesia, é possível sem hesitação afirmar-se que as Escrituras Hebraicas contém uma boa porção de poesia genuína. Veja Salmos, Jó, Cânticos, etc. É estranho, mas verdade que poesia é mais antiga do que a composição em prosa. Um exame das literaturas antigas Indianas, Babilônicas, Hebraicas, Gregas e Árabes confirma isto.

II. A Negligência da Poesia Hebraica: Causas

Não obstante o fato indiscutível de que a poesia é em grande parte representada na Bíblia, é de salientar que esta espécie literária bíblica foi ignorada quase completamente até o século XVIII. Podemos talvez atribuir a este fato principalmente a duas causas: (1) Uma vez que a Bíblia foi considerada notavelmente, se não exclusivamente, uma revelação da mente divina, a atenção foi fixada sobre seu conteúdo em detrimento da forma literária na qual foi expressa. Esta, de fato, foi considerada incompatível com sua função, função divina de olha-la da perspectiva de um todo literário, uma vez que neste último o apelo é feito, ao menos em grande medida, para o homem estético e, portanto, carnal. O objetivo contemplado pelos escritores da Bíblia era prático – a comunicação do conhecimento religioso – não literário, e artístico menos ainda. Foi, portanto, considerado como incompatível com tal propósito, elevado, de que aqueles escritores deveriam se preocupar com embelezamento literário ou com a beleza da língua, desde que o sentido fosse claro e inequívoco.

Foi com este espírito e incentivados por este conceito que em meados do século XIX, Isaac Taylor de Ongar (O Espírito da Poesia Hebraica, 1861, p.56 e seguintes) e Keil de Dorpat (Introdução ao Antigo Testamento, 1881, I, p. 437) negaram a priori, a presença de poesia épica e dramática nas Escrituras. Como, exclamavam: “poderia Deus favorecer o escrito de ficção que é falso – e o épico e o drama, ter ambos?”. Matthew Arnold prestou inestimável serviço à causa da ciência Bíblica quando vitoriosamente acusou teólogos, Judeus e Cristãos, de tornarem a Bíblia uma mera coleção de textos comprobatórios, um arsenal através do qual guerreiros religiosos munem-se de armas com as quais abatem seus adversários.
A linguagem da Bíblia é fluída... é literária, não rígida, fixa, científica” (Prefácio à primeira edição de Literatura e Dogma). A Bíblia contém literatura, poética e prosa, assim como o melhor da literatura, como asseguraramMatthew Arnold, Carlyle, e Froude (em Jó). A negligência deste aspecto das Escrituras cegou teólogos à realidade, e por isso, tornaram-se ignorantes do caráter da poesia Bíblica. (2) Outro fator que levou a negligência do elemento poético no Antigo Testamento é o fato inegável de que os poetas bíblicos hebreus eram menos conscientes como poetas que os poetas ocidentais, e pensavam muito inferiormente a respeito da forma externa que utilizariam para expressar. A poesia bíblica, portanto, carece de uma adesão das regras formais, o que caracteriza a poesia grega, árabe ou inglesa. Os autores escreviam como sentiam e porque sentiam. Suas fortes emoções ditavam as formas de suas palavras e não qualquer objetivo padrão herdado de escolas. A poesia hebraica é destituída de métrica no sentido estrito e também de rima, embora este último ocorra em alguns casos isolados (veja abaixo, III, 1, [4], c e e). Não é de admirar que os estudiosos ocidentais, faltando estes traços de poesia que melhor conheciam, falharam por tanto tempo em notar a poesia que está contida no Antigo Testamento.

Um comentário:

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